terça-feira, 6 de julho de 2010

Voz e Letra harmonizadas

Parafraseando a professora Laura Padilha, tomo a palavra para iniciar este site, o qual busca ser não apenas um fim, mas um meio. É fato que, embora passados mais de 20 anos desde o inicio da pesquisa dos estudos africanos e, como a própria afirma no seu clássico "Entre Voz e Letra", embora muitos tenham se unido a essa jornada, muito ainda precisa ser feito.

Em meio a pós-modernidade que privilegia a diversidade mas não oferece o mesmo benefício ao acesso a esta, se faz necessário utilizar os meios vigentes para expandir e divulgar o conhecimento além do que se encontra diante de nós para promover uma nova visão. Melhor dizendo, permitir que, para que possamos ir além da visão, tenhamos os meios de atingir esse lugar-não-comum.

Promovendo o respeito pelos mestre, abraçando a influência da diversidade, usufruindo do dom dos artistas e aceitando, nas palavras de Teoria, de Mayombe, a possibilidade do "Talvez", este site - e os envolvidos - assumem aqui uma meta: se unir e contribuir para a divulgação das literaturas africanas de língua portuguesa no Brasil e seus estudos. E, uma vez que a professora Padilha afirma que essa literatura africana que carrega toda uma bagagem cultural e pós-colonial passa por um longo processo onde voz e letra são harmonizadas, oferecemos aqui o terceiro elemento desse processo de harmonização, a propagação da informação, através da qual a meta proposta não será apenas promessa mas sim objetivo constante.

Este site, desde já, oferece uma nova proposta, a de divulgar autores, comentar suas obras, relacionar eventos, promover análises críticas de livros - literários e teóricos - e promover uma ligação e promoção de todas essas faces que envolvem as literaturas africanas de língua portuguesa.

2 comentários:

  1. João, eu vi sua mensagem no Grupo de Língua Portuguesa e vim correndo visitar o blog. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, João!

    Parabéns pelo projeto!!!

    Já marquei como uma referência!

    Com certeza, vou divulgar entre meus colegas!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir